São Paulo

Estação do Memorial

Estação do Memorial

Regional responsável: São Paulo

Estações:

  • Estação do Memorial

Ferrovia: 3kms

Postos de Manutenção: oficina da Mooca

 

 

Atividades

Em São Paulo a ABPF – Regional São Paulo opera o Trem dos Imigrantes, além de possuir um museu ferroviário no local. Para manter as operações ferroviárias, a ABPF possui no local uma oficina de para reforma e manutenção de locomotivas, carros e vagões.

Na Residência Ferroviária do Pátio da Mooca, é desenvolvido um projeto de ação para preservação, recuperação e organização dos acervos bibliográficos, contando com espaços para biblioteca e sala de estudo e pesquisa, constituindo o Núcleo de Apoio à Pesquisa Ferroviária.

Além disso, a ABPF cuida de 3kms de ferrovia (aproximadamente) correspondente ao antigo “Ramal dos Imigrantes”, que são utilizados para operação do Trem dos Imigrantes.

6 comments

  • Ricardo Silva

    Tive o grande prazer de fazer percorrer este trecho em são Paulo. Seria interessante poder conhecer as oficinas de restauro, e ate almoçar num carro restaurante. E de longe pude ver a v-8, mas gostaria de um dia poder viajar numa locomotiva a diesel acho q o nome dela era g-12.
    Continuem com o excelente trabalho.
    Ricardo

  • Lucas ferreira

    Gostaria de saber se a abpf oferece algum curso de vapor ferroviário, ou se admite voluntários para manutenção de locamotivas

  • Bruno Estelato Deodoro

    Rapaziada da ABPF.
    O trabalho de vocês é fantástico, nós que amamos as ferrovias, as máquinas e tudo que envolve esse universo somos agradecidos.
    Tive duas experiências graças a ABPF de fazer um passeio na locomotiva em Paranapiacaba e no Expresso Turisitico da CPTM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *