Estação Antonina
Regional responsável: Sul
Trem Turístico: Trem Caiçara
Município: Antonina
Dados da estação
- Nome anterior: –
- Inauguração: 25/08/1892
- Linha: Ramal de Antonina
- Posição Km: 16,100
- Altitude: 10,75m
A estação de Antonina foi inaugurada em 25 de agosto de 1892 pela então Estrada de Ferro Paraná quando foi aberto o ramal de mesmo nome entre Morretes e essa cidade.
A estação original, de madeira, ficava situada em um ponto diferente da atual e foi destruída por um incêndio em 1914. A estação atual, feita em alvenaria foi construída em 1916.
Com apenas 16 km e apenas uma estação, o ramal nunca teve grande movimento, e os trens de passageiros eram sempre mistos. A linha fechou em 1976, tendo sido reativada em 1980, fechada novamente, para reabrir e fechar novamente em 1986, sempre para carga. Em 2003, foi reaberta ao transporte de cargas pela ALL, mas foi novamente desativada. Em 2020 o trecho foi reativado mais uma vez, dessa vez pela ABPF que implantou o passeio de trem até Morretes.
A estação hoje em parte é ocupada pela ABPF para ser o ponto de partida do Trem Caiçara.
