Boletim
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Ultima atualização: 05/11/2024
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Histórico de atualizações desta página
07/12/2020 – Adicionado os boletins de 2008.
10/02/2020 – Adicionado os boletins de Julho e agosto de 2010, gentilmente enviados pelo Douglas Ruzzon e Bruno Campos. Adicionado os boletins de 2009.
08/02/2020: Adicionada edições de Outubro, Novembro e Dezembro de 2019; Adicionadas edições de 2010, com exceção de Agosto e Julho, não encontradas no arquivo.
Aqui perto de Manhuaçu, em Alto Jequitibá tem um túnel da RFFSA de 1914.
Gostaria que o mesmo fosse tombado como patrimônio histórico enquanto está preservado. É uma beleza que deve ser preservada.
Tenho algumas imagens. Se for interessante para a entidade me comuniquem.
Abraços.
Marinez
Olá,
obrigado pela visita e pelo comentário.
A ABPF infelizmente não tem autoridade para decretar tombamento, o que deve ser feito é solicitar as autoridades competentes que estudem o caso. Pode ser feito um tombamento tanto municipal, quanto estadual ou até mesmo federal (através do IPHAN).
Obrigado
Prezado Martinez
Entre em contado com o IHGA (Instituto Histórico e Geográfico de Alegre – ES) que tem túneis tombados nas vizinhanças da cidade e tem experiência nesta politica pública.
O ideal é que fosse tombado toda via de cachoeiro do Itapemirim até Manhuaçu, mas isto envolveria uma definiçao politica mais elevada de nível Nacional…..ai evitaria que posseiros ocupassem os trechos da via com ocorre naquela região.
Um grande abraço
Bom dia.
Gostaria de saber se a Associação tem algum projeto para locomotivas ALCO RS8, localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
Atenciosamente.
Belissimo trabalho. Tenho antepassados ferroviarios da CP. SCPalmeiras, Ibicaba, Cordeiropolis, Araras, Santa Barbara, Nova Odessa, Campinas.
Caros amigos ferroviários e colaboradores da ABPF.
Estou como Associado, desde 2003, num dos passeios no “Trem das Águas”, em São Lourenço, MG. Tenho assistido, com muito entusiasmo, o desempenho da ABPF, graças aos que trabalham e vestem o macacão dos velhos Maquinistas.
Desde criança, me apaixonei pelas composições da Estrada de Ferro da Leopoldina, que subiam a Serra de Nova Friburgo, no sistema de cremalheiras. Atualmente, com 80 anos contiuo entusiasta dessa ABPF. Sou um divulgador da ferrovia para transporte de pessoas e cargas, como nos países da América do Norte, Europa e Ásia. O Brasil, por suas dimenções continentais merece uma política de transporte ferroviário, viável e de excelência.
Olá! muito obrigado pelo carinho e incentivo!!! Eu também particularmente admiro muito a Leopoldina e felizmente conseguimos preservar alguns exemplares de locomotivas e carros desta fantástica ferrovia!
parabéns à todos envolvidos nesse trabalho heróico de recuperação de locomotivas e vagões e todo acervo da história ferroviaria desse país