ABPF

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA ABPF – NACIONAL

Ficam convocados os senhores associados da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA – ABPF, pertencentes a todas as regionais, a comparecerem a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA da ABPF – NACIONAL, a ser realizada na cidade de Jaguariúna/SP.

Data: 28 de maio de 2020

Horário: 14:00h

Local: Hotel Jaguary – Rua Amazonas, 4 – Centro – Jaguariúna/SP

Segue o Edital de Convocação:

ASSOCIADOS: A ABPF PRECISA DE VOCÊS!

Este ano continuamos a contar com a contribuição e também com a participação efetiva de todos nossos associados, pois ainda estamos sofrendo os efeitos da Pandemia, uma vez que ainda não nos recuperamos dos efeitos do ano passado.

Muitos trabalhos estão paralisados e muitos funcionários correm o risco de perder o emprego; solicito então a todos que realmente acreditam na ABPF que se apresentem, contribuam e ajudem no que for possível a sua Regional.

A ABPF é de todos nós e cabe a cada filiado participar ativamente para a sua manutenção e o seu crescimento.

Para emitir o boleto da 1ª semestralidade de 2022, clique aqui

Sobre a ABPF

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária é uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo, que é reconhecida como OSCIP – Organização Social de Interesse Público (publicado no D.O.U. de 24 de dezembro de 2004). Nossa missão é promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, disponibilizando os bens à visitação pública, desde que a conservação do bem não seja colocada em risco.

Uma forma de visitação é através de uma viagem em nossos trens de passageiros. A operação destes trens é realizada pelos Museus Dinâmicos situados nas cidades Apiúna-SC, Campinas-SP, Guararema – SP, Passa Quatro-MG, Piratuba-SC, Rio Negrinho-SC, São Lourenço-MG, São Paulo-SP e Vila de Paranapiacaba em Santo André-SP. Nos Museus Dinâmicos estão abrigados vários tipos de locomotivas a vapor, vagões de carga e carros de passageiros de valor histórico. Adicionalmente, os museus exibem toda a estrutura que compõe uma ferrovia, desde as estações ferroviárias com seus equipamentos telecomunicação e sinalização até a própria via permanente (linha do trem).

Os trens de passageiros da ABPF utilizam locomotivas e carros antigos pertencentes ao nosso acervo, que foram restaurados por associados e colaboradores. Durante a viagem, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar o meio de transporte utilizado por nossos antepassados, recebendo explicações sobre o funcionamento de uma locomotiva a vapor e ouvindo informações históricas relevantes. Todas as atividades desenvolvidas pela ABPF, dentre elas a operação das composições ferroviárias dos Museus Dinâmicos são realizadas pelos associados da ABPF na forma de trabalho voluntário. Nossos associados voluntários têm as mais variadas formações e ocupações, sendo alguns ferroviários da ativa e aposentados. Adicionalmente, a ABPF conta com as importantes colaborações financeiras dos associados e da colaboração de empresas parceiras, que têm um papel importante em nossas realizações. Ajude na preservação ferroviária do Brasil, associe-se à ABPF.

 

49 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.