Oficina Cruzeiro

Galpão das oficinas de Cruzeiro

Galpão das oficinas de Cruzeiro

Regional responsável: Sul de Minas

Município: Cruzeiro

Em Cruzeiro – SP ficam as oficinas de reparação pesada de locomotivas e re-bitolagem de dormentes de concreto.

A oficina fica localizada no pátio que era usado pela SR-2 da (quase) extinta RFFSA e num dos galpões usados no passado para baldeação de cargas entre bitola estreita e larga.

Na oficina está concentrada no momento a maioria das locomotivas, que aos poucos vão sendo restauradas, colocadas em operação e transferidas para um dos trens da regional.

Os trabalhos de reparação ficaram concentrados em Cruzeiro devido ao pessoal chave envolvido nesse trabalho residir na cidade e facilidades como diversos tipos de oficinas, serviços e materiais que podem ser encontrados na cidade para execução de todos os passos necessários para restauração de locomotivas.

A oficina conta com diversos tipos de tornos e ferramentas em geral, com um abrigo para que os serviços possam ser executados mesmo em dias de chuva, uma área fechada no pátio para proteção do material rodante, além de uma rampa que conta inclusive com trilho removível para fácil manutenção de rodeiros e suspensão.

Quando necessário a oficina também executa serviços emergenciais nos trens em operação, deslocando equipe até o trem para realizar o trabalho ou trazer as peças defeituosas para serem reparadas em Cruzeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *