Oficina São Lourenço

Depósito para material rodante

Depósito para material rodante

Regional responsável: Sul de Minas

Município: São Lourenço

Para melhor atender as necessidades da Regional Sul de Minas e do Trem das Águas foi iniciado a alguns anos a construção de uma nova oficina para manutenção de material rodante.

Em São Lourenço já existia a marcenaria construída pela ABPF logo no inicio das operações do Trem das Águas, já que ficaram concentrados ali a reforma e manutenção de carros de passageiros, além de outros trabalhos que envolvem marcenaria, como construção de novas cabines para locomotivas, limpa-trilhos, etc.

Alguns anos após o início das atividades do Trem das Águas, iniciou-se a construção dos galpões para servir de depósito para o material rodante e para abrigar a oficina e a nova marcenaria. Para a estrutura da cobertura, foram utilizadas longarinas de caminhão que foram doadas pela divisão de Rodas e Chassis do grupo IOCHPE-MAXION, que sempre colaborou com a ABPF e com a Regional Sul de Minas.

Nova marcenaria

Nova marcenaria

Concluídas as coberturas, tiveram início os trabalhos para a construção das instalações da nova marcenaria e oficina, que ganharam também refeitório, banheiros e espaço para futura biblioteca de documentação técnica.

Além das obras anteriores, para manutenção do material rodante, é essencial ter acesso a parte de baixo dos veículos, além de infra-estrutura para remoção de rodeiros; para tal, foi construída uma vala de manutenção.

Para mais informações sobre a oficina, clique aqui.

4 comments

  • Paulo Romeu Assunção Gontijo

    Existem vagoes de passageiros e locomotivas antigas para se comprar?

  • adilson de abreu

    Boa noite, sou facinado pelas locomotivas e vagões de passageiros, já fui atrás de alguns vagões de passageiros de madeira e gostaria de saber a possibilidades de adquiri-los um para colocar em minha residência.

    • Jonas Martins

      Boa tarde Adilson; a ABPF não comercializa itens do seu acervo e tem como ideologia colocar material rodante para operar, não apenas ficar exposto. De qualquer forma, eventualmente surgem pessoas vendendo materiais deste tipo em leilões online, mas no momento não sabemos de nenhum para lhe informar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *