Passeios de Trem e Museus

A ABPF mantém atualmente operações em quatro estados, que incluem nove passeios de trem (sendo um em fase final de implantação) e museus ferroviários.

Minas Gerais

Trem das Águas – São Lourenço

Trem das Águas

Trem das Águas

Conheça uma antiga ferrovia projetada e construída pelos ingleses da Minas & Rio Railway há 115 anos, onde o então Visconde de Mauá efetuou uma de suas últimas contribuições às ferrovias brasileiras. Trilhe pelo legendário caminho de ferro percorrido por D. Pedro II e toda sua comitiva imperial, quando estes buscavam o ameno clima mineiro e a salubridade das águas da região. Ouça os melodiosos apitos e o poético badalar do sino de uma autêntica “Maria-Fumaça” (locomotiva a vapor), com seu ruído cadenciado da expulsão do vapor e o inimitável som do ranger de suas braçagens, tudo isso num clima de muita nostalgia e animação. Conheça a histórica estação ferroviária de São Lourenço, totalmente restaurada, mantendo-se rigorosamente suas características originais.

Saídas e horários: Sábados às 10h e às 14h30 e aos domingos às 10h.

Informações e vendas:

 

Trem da Serra da Mantiqueira – Passa Quatro

Trem da Serra da Mantiqueira

Esse trem foi inaugurado em janeiro de 2004.

O Trem da Serra da Mantiqueira tem como trajeto o trecho compreendido entre a Estação central de Passa Quatro e a estação de Coronel Fulgêncio, perfazendo o total de 10 km. A Estação de Passa Quatro, construída em 1884,  totalmente recuperada, conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação. Na estação os passageiros podem visitar uma exposição fotográfica no hall ao som de música típica regional.

Os viajantes poderão usufruir de um trajeto atravessando as belíssimas paisagens da Serra da Mantiqueira, com muito verde. Após a partida o trem se dirige a estação Manacá, no km 30 da ferrovia, nesta estação é feita uma breve parada onde os turistas podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra.

Partindo da estação Manacá o trem inicia a subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá e a ponte Estrela.

Chegando a estação Coronel Fulgêncio, o trem realiza uma nova parada, os passageiros podem então conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas no local, Mad Maria e JK – minissérie, ambas da Rede Globo; fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF; e fotos da Revolução Constitucionalista de 1932. Também é oferecido um passeio cortesia ao Túnel.

Saídas e horários: Sábados às 10h e às 14h30 (horário da tarde sujeito a confirmação) e aos domingos às 10h.

Informações e vendas:

Rio de Janeiro

Museu de Sinalização Ferroviária e Maquete de Ferreomodelismo – Rio de Janeiro

Interior do Museu de Sinalização Ferroviária

Interior do Museu de Sinalização Ferroviária

Fica localizado na Cabine n° 3 da antiga EF Central do Brasil
Pça. do Engenho Novo, s/nº, Praça do Eng. Novo, s/n. Bairro do Eng. Novo, junto à estação ferroviária. A visitação é sempre aos sábados e o horário de visitas é das 13 às 18 hs.

Alem de peças antiga de sinalização Ferroviária, o Museu possui uma excelente
Biblioteca. Outra atração do museu é uma linda e grandiosa maquete ferroviária.

 

Santa Catarina

Estrada de Ferro Santa Catarina – Apiúna

Trem da Estrada de Ferro Santa Catarina

Trem da Estrada de Ferro Santa Catarina

O passeio se dá no trecho reimplantado do antigo leito da extinta EFSC, que funcionou de 1909 a 1971. Essa ferrovia teve sua construção iniciada com capital e tecnologia alemã, vindo a ser a única no Brasil construída pelos alemães.

O trajeto passa-se por um túnel de 70 metros de extensão, uma ponte em arco romântico, bueiros, além de uma passagem superior. Construídos em granito rosa, pedra símbolo da região de Subida.

Além das obras de arte, podem ser vistas das janelas dos vagões as belezas naturais da região como a mata atlântica, paredões de pedra e as corredeiras do Rio Itajaí Açu, onde é realizada a prática de rafting. No trecho final do passeio adentra-se na Usina Hidrelétrica de Salto Pilão. Onde pode-se ver parte do complexo energético.

Um belíssimo passeio com inúmeras atrações, a bordo de um trem tracionado por uma autêntica locomotiva à vapor de 1920, fabricada nos EUA, que explora seus sentidos e leva você de volta ao tempo pelos trilhos da EFSC.

Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones (47) 3644-5077 / (47) 8894-5517 ou através do site.

Site oficial: http://abpfsc.com.br/web/apiuna/

Trem da Serra – Rio Negrinho

Trem da Serra do Mar

O Trem da Serra foi inaugurado em 1995 e trafega pelos trilhos da Concessionária Rumo ALL, na Serra do Mar entre Rio Negrinho e Rio Natal, ramal da São Francisco do Sul-SC.

Este é inesquecível passeio de trem com Maria Fumaça, iniciando sua jornada na Estação Ferroviária de Rio Negrinho, que está a 791 metros de altitude. A ABPF – Reg. SC (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – Regional Santa Catarina) tem sede em Rio Negrinho e promove a preservação ferroviária, dedicando-se a oferecer aos turistas do Brasil e exterior passeios como este.

O passeio leva seus passageiros a São Bento do Sul, a 808,76 metros de altitude e após parte para localidade de Rio Natal, passando pelo interior de São Bento do Sul, onde se vislumbram paisagens rurais e a Estação de Rio Vermelho a 820 metros de altitude.

O auge do passeio se dá a meio caminho, na Serra do Mar, repleta de belezas naturais, corredeiras, cachoeiras, vegetação exuberante e incríveis obras da engenharia, tais como túneis, viadutos e pontes, chegando em seguida em Rio Natal a 350 metros de altitude, onde é servido um almoço típico polonês.

A linha férrea e as estações de Rio Negrinho e Rio Vermelho forma inauguradas em 1º de abril de 1913 e cuidadosamente preservadas para seu maravilhoso “passeio ao passado”!

Saídas e horários: Os passeios acontecem mensalmente, com embarque na Estação Ferroviária de Rio Negrinho às 9h30min, *consultar datas.

Informações e vendas:

  • Contatos: (47)3644-7000/(47)9986-0600 (What’s App) – Estação Ferroviária de Rio Negrinho
  • e-mail: rionegrinho@abpfsc.com.br
  • Site: http://www.abpfsc.com.br
  • Endereço: Rua da Estação, s/n° – Centro – Rio Negrinho – SC

Trem das Termas – Piratuba

Trem das Termas logo após passar sobre a Ponte Ferroviária sobre o Rio Uruguai

Trem das Termas logo após passar sobre a Ponte Ferroviária sobre o Rio Uruguai

Tracionada por uma autêntica locomotiva a vapor, a nostálgica viagem traz de volta o romantismo das antigas viagens de trem, em um passeio com toda sua poesia relembrando os velhos tempos em que o progresso chegava pelos trilhos.

São 25 km, segue pelo interior de Piratuba, passando pelas localidades de Auto Maratá, Distrito de Uruguai, Volta Grande e antiga vila de ferroviários, sempre acompanhando a margem esquerda do Rio do Peixe. A paisagem é da Mata do Rio Uruguai em cenário de pequenas propriedades rurais, o ponto alto do passeio é a passagem sobre a ponte do Rio Uruguai, tal encontro é conhecido culturalmente como a nascente do Rio Uruguai, encontro do Rio do Peixe com o Rio Uruguai. Neste local o passageiro passa sobre uma grande ponte, importada da Bélgica com 455 metros de extensão, após a passagem da ponte a chegada a Estação Ferroviária de Marcelino Ramos.

É um passeio histórico cultural. Os passageiros são recepcionados na estação com animação musical, durante o passeio o passageiro é acompanhado por monitores, serviço de bordo e músicos. O passeio tem um percurso de 1h15 de ida, 1h30 de parada e 1h30 de retorno chegando aproximadamente às 18h.

Na parada em Marcelino Ramos os passageiros tem a oportunidade de realizar um passeio opcional (pago à parte, por empresa terceirizada), esse passeio na cidade gaúcha de Marcelino Ramos pode ser optado ao Santuário de Nossa Senhora da Salete ou ao Balneário de Águas Termais.

Saídas e horário:
Os passeios são realizados todos os sábados com saídas confirmadas com receptivo na Estação Ferroviária de Piratuba às 13h, saída às 13h30 e retorno previsto às 18h. Outros datas a consultar.

Informações e vendas:

  • Contatos: (49)3553-1121/(49)9121-7700 – Estação Ferroviária de Piratuba
  • e-mail: piratuba@abpfsc.com.br
  • Site: www.abpfsc.com.br
  • Endereço: Av. 18 de Fevereiro, nº 803 – Centro – Piratuba – SC

São Paulo

Museu de Rio Claro – Rio Claro

Interior do museu de Rio Claro

Interior do museu de Rio Claro

O museu ocupa a antiga cabine de sinalização da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), onde possui uma pequena exposição permanente de peças em sua sede, oriundas de várias estradas de ferro de São Paulo. O acervo conta com uma mesa de telégrafo, placas ferroviárias e algumas curiosidades, como um antigo ventilador utilizado nos carros de passageiros e um telefone em formato de trem, além de uma maquete de ferreomodelismo para uso dos associados e visitantes. O mobiliário também é oriundo das antigas ferrovias paulistas. O endereço é na Avenida 8, s/n, entre Ruas 1 e 1B, Centro, Rio Claro, SP, na antiga cabine de chaves da ferrovia. Horário de funcionamento: Sábados, das 09 às 12 horas, sendo que outros horários podem ser agendados. Telefote: (19) 99787-4691. E-mail: marketing.abpfrc@hotmail.com .

Site oficial: http://abpfrc.blogspot.com

Trem dos Imigrantes – São Paulo

Trem dos Imigrantes

Trem dos Imigrantes

Para lembrar os velhos tempos, a ABPF Regional São Paulo oferece, através do Núcleo Histórico dos Transportes, ao lado do Memorial do Imigrante, um passeio histórico em uma composição movida por uma locomotiva a vapor, uma autêntica Maria-Fumaça. Percorre um trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes, saindo da estação do Memorial, indo até a Rua da Mooca e, na volta, até a entrada da Estação do Brás, retornando ao ponto inicial, num trajeto de aproximadamente 3.000 metros. Do passeio é possível avistar o maior acervo de material ferroviário de bitola de 1,60m do Brasil, com destaque para as locomotivas elétricas tipo V-8 e tipo Box, da Cia. Paulista, os carros de madeira da antiga São Paulo Railway e carros de aço inox da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, todos recuperados na Oficina de Restauração da ABPF Regional São Paulo. A duração do passeio é de 25 minutos aproximadamente. A composição ferroviária (locomotiva e três ou quatro carros) funciona todos os sábados, domingos e feriados entre às 10h30 e 16h. Partindo à cada hora em média conforme a demanda de visitantes.
O acesso à nova parada do Trem dos Imigrantes dá-se pela Rua Visconde de Parnaíba 1253, em frente ao Memorial do Imigrante (a 600 metros da estação Bresser Moóca do Metrô).
O Trem dos Imigrantes opera também em dias úteis para excursões fretadas. Maiores informações pelo telefone (11) 2695-1151 ou através do site.

Site oficial http://abpfsp.com.br/

Trem dos Ingleses – Paranapiacaba, Santo André

Trem dos Ingleses

Trem dos Ingleses

O passeio ocorre dentro do pátio do Museu do Funicular. O trem é tracionado pela locomotiva n. 10, uma “Maria-Fumaça” inglesa Sharp Stewart de 1867, que é a terceira locomotiva mais antiga do Brasil preservada, sendo a mais antiga em operação. Além do passeio ferroviário, o visitante tem a oportunidade de conhecer o maior museu a céu aberto do Brasil numa visita que conta com monitor que explica um pouco sobre a história da ferrovia, da SPR e da ABPF. O acervo do museu conta com a locomotiva n. 15 da Sao Paulo Railway que foi fabricada em 1865 e é a segunda locomotiva mais antiga do Brasil. O Museu Ferroviário está aberto a visitação aos sábados, domingos e feriados, entre as 10h e 16h. Os passeios do Trem dos Ingleses ocorrem apenas aos domingos e feriados, dentro do horário de visitação do Museu. O trem parte a cada hora (em média) conforme a demanda de visitantes e o tempo de viagem é de vinte minutos aproximadamente. Maiores informações pelo telefone (11) 2695-1151 ou através do site.

Site oficial http://abpfsp.com.br/

Trem de Guararema – Guararema

trem_guararema

Trem de Guararema

Este é o mais novo passeio de trem da ABPF, que foi inaugurado em outubro de 2015. O passeio se inicia na estação central de Guararema, indo até o distrito de Luiz Carlos, distante pouco mais de 6kms. O trem percorre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, tracionado pela locomotiva 353, a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.

Em Luiz Carlos, ponto final do passeio, o visitante pode conhecer uma pequena vila toda restaurada, com antigas residências e ainda poder desfrutar de lojas de artesanato, restaurantes e bares, enquanto aguarda a viagem de retorno.

Saídas e horários: Os passeios ocorrem nos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo:

  • partida as 10:00hs, chegando de volta as 12:00hs
  • partida as 14:30hs, chegando de volta as 16:30hs (horário das 14:30hs nos domingos sujeito a confirmação)

Informações e vendas:

  • e-mail: guararema@abpf.com.br
  • Site: www.tremdeguararema.com.br
  • Endereço: Estação Central de Guararema, Guararema – SP
  • Telefones: (11) 4695-3765 e (11) 4695-3782 (atendimento telefônico de sexta a domingo)

Viação Férrea Campinas Jaguariúna – Campinas / Jaguariúna

Composição chegando em Jaguariúna

Composição chegando em Jaguariúna

Operando regularmente desde 1984, esta é a primeira ferrovia histórica da ABPF e do Brasil. Com início na estação de Anhumas em Campinas-SP, a linha da antiga Cia. Mogiana de Estradas de Ferro segue por 24km de extensão até Jaguariúna-SP. A Maria-Fumaça viaja a uma velocidade média de 20 km/h, sendo possível apreciar uma verdadeira viagem no tempo para o século XIX, ouvindo-se os dois apitos longos da locomotiva, o bater do sino e os primeiros movimentos da velha locomotiva a vapor.

Ao longo da linha surgem belas paisagens das antigas fazendas de café. Em cerca de uma hora e 30 minutos, chega-se à chega-se a Jaguariúna, onde é possível observar a mudança de relevo para montanhoso devido a proximidade com o Circuito das Águas paulista formado por cidades como Serra Negra e Amparo.
Merece destaque especial o elevado ferroviário com 600 metros de extensão e altura máxima de 10 metros pelo qual o trem percorre para chegar à estação de Jaguariúna, onde funcionam dois restaurantes e chopperias, o Museu Ferroviário, feira de artesanato e comidas típicas, tudo com o máximo conforto para o visitante.

Os horários dos trens que partem da estação de Anhumas (Campinas-SP) são aos sábados às 10h10min e 15h . Aos domingos e feriados são às 10h10 min e 14h30min, e 16h30 até Tanquinho (meio percurso). Os horários dos trens que partem de Jaguariúna são aos sábados às 10h10min e 15h. Aos domingos e feriados são às 10h até Tanquinho (meio percurso), 12h30min até Anhumas, e 14h e 16h até Tanquinho (meio percurso). Maiores informações pelos telefones (19) 3207-3637 e 3207-4290 ou através do site.

Site oficial: http://www.mariafumacacampinas.com.br/

 

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *