Campinas

estacao_anhumas

Estação Anhumas

Regional responsável: Campinas

Trem Turístico: Viação Férrea Campinas Jaguariúna

Estações:

Ferrovia: 24,5kms

Postos de Manutenção: oficinas de Carlos Gomes

Atividades

Em Campinas a ABPF – Regional Campinas opera a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna. Para manter as operações ferroviárias, a ABPF possui na estação do distrito de Carlos Gomes uma oficina para a reforma e manutenção de locomotivas a vapor, a diesel, carros e vagões.

Além disso, a ABPF cuida de 24,5kms de ferrovia (aproximadamente), que são utilizados para operação da Viação Férrea Campinas-Jaguariúna.

7 comments

  • clovis

    gostaria de informacoes de onde sai e quanto fica esse passeio ,por quantos dias

  • Olá senhores, gostaria de informações sobre a Maria Fumaça que ficava estacionada no Taquaral, para onde foi?

    • bcsanches

      Olá,

      A locomotiva 302 Beyer Peacok da Mogiana, saiu do Taquaral em 1990, foi reformada na Fepasa em Campinas junto com a 332. Em 1992 foram para Pedregulho. Em 1995 a Fepasa tomou ela de volta e deixou abandonada no patio de Campinas, onde foi vandalizada. Resgatamos ela novamente em 1997, colocamos ela para funcionar, mas a fornalha é de cobre e tem vazamentos sérios e hoje ela esta abrigada nos galpões de Carlos Gomes, aguardando uma possibilidade de se fazer uma nova fornalha.

  • Olá boa tarde a todos a ABPF meu nome é Alex Sandro moro em Ribeirão Pires ainda não sou um ferrovíario mas sou um amante do universo ferrovíario tudo que diz respeito ao universo ferrovíário eu amo e admiro. Parabéns a todos da Associação Brasileira de Preservação Ferrovíaria.

  • EMILIO LOSADA

    Final de semana passada (10/08) tive oportunidade de fazer o passeio no trem antigo com maria fumaça, de Campinas a Jaguariúna, no vagão restaurante com cafe da manha muito especial, com atendimento personalizado muito simpático e atencioso por parte de todos integrantes do trem, que mostram fazer o trabalho deles com muito carinho e contribuição pela preservação Ferroviária, proporcionando aos visitantes a sensação de como era no passado e voltar no tempo.

    Merece um destaque especial o trabalho e dedicação dos integrantes e colaboradores da ABPF empenhados na preservação da ferrovia, dos vagões e das locomotivas, e possível ver de perto que eles fazem muito com o pouco que conseguem arrecadar de colaboradores, já que não contam com apoio financeiro de nenhum órgão governamental infelizmente que torna o passeio ainda mais gratificante, pois o custo cobrado por visitante e a principal fonte da arrecadação e por esse motivo recomendamos a quem preserva a paixão pela historia ferroviária.

    Tenho a Ferrovia no sangue desde 1974 e por isso agradeço a todos integrantes da ABPF pelo passeio agradável que me proporcionaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *