Estação Desembargador Furtado

Estação Desembargador Furtado

Estação Desembargador Furtado

Regional responsável: Campinas

Trem Turístico: VFCJ

Município: Campinas

Dados da estação

  • Nome anterior: –
  • Inauguração: 18/11/1929
  • Linha: Variante Guanabara-Guedes
  • Posição Km: 23,882
  • Altitude: 616m

 

A nova estação Desembargador Furtado foi aberta em 18 de novembro de 1929 pela então Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, substituindo a antiga inaugurada em 01/10/1901 na linha original, quando a retificação do trecho foi concluída. Neste ponto, a linha permaneceu praticamente no leito original mesmo após a retificação, sendo que a nova estação foi construída um pouco mais a frente na linha. A original ficava bem próximo a ponte sobre o Rio Atibaia; foi demolida após a inauguração da nova.

O nome da estação foi dado em homenagem a um dos proprietários da Fazenda Duas Pontes, maior produtora de café do município, que foi o responsável pela construção da estação, depois de negociações com a Mogiana.

Com o passar do tempo e a redução do transporte, sobretudo do café, o pátio foi reduzindo-se até que a linha foi fechada em 1977, ficando juntamente com a estação abandonadas até a chegada da ABPF.

Em 1981, graças a atuação da ABPF – Regional Campinas, a estação passou a ser cuidada e voltou a ter vida com o Viação Férrea Campinas Jaguariúna. Ela ainda aguarda restauração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *