Estação Guararema

Estação de Guararema

Estação de Guararema

Regional responsável: Sul de Minas (em parceria com a prefeitura Municipal)

Trem Turístico: Trem de Guararema

Município: Guararema

Dados da estação

  • Nome anterior: –
  • Inauguração: 02/07/1876
  • Linha: Ramal de São Paulo
  • Posição Km: 426,743
  • Altitude: 578m

A estação de Guararema foi inaugurada em 02 de julho de 1876 pela então Estrada de Ferro do Norte a qual foi incorporada já falida pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1896.

A Central então tratou de melhorar as condições da ferrovia a começar pela bitola que era métrica e foi sendo alargada para 1,60m, serviço esse concluído em 1908 permitindo assim que os trens vindos do Rio de Janeiro pudessem finalmente chegar a capital de São Paulo diretamente, sem baldeações.

A estação de Guararema antiga foi demolida e uma nova (a atual) construída em 1927.

Com a desestatização das ferrovias brasileiras em 1996/97, os trens de passageiros foram extintos, inclusive o Trem de Prata que fazia o percurso Rio-São Paulo e o movimento de cargas ali não se mostrou interessante naquele momento, ficando este trecho da linha desativado até que em 2003 o transporte de cargas foi retomado pela MRS Logística.

ABPF – Regional Sul de Minas no local faz atendimento dos visitantes do Trem de Guararema, sendo mantido no local escritório administrativo, bilheteria e um pequeno museu ferroviário.

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *