Estação Soledade de Minas

Estação Soledade de Minas

Regional responsável: Sul de Minas

Trem Turístico: Trem das Águas

Município: Soledade de Minas

Dados da estação

  • Nomes anteriores: Ibatuba e Soledade
  • Inauguração: 14/06/1884
  • Linha: Cruzeiro-Juréia
  • Posição Km: 89,394
  • Altitude: 865m

A estação Soledade de Minas foi inaugurada em 14 de junho de 1884 com o nome “Soledade” pela então Minas and Rio Railway Co. quando a abertura da linha foi feita com a viagem inaugural que contou com a presença de D. Pedro II e comitiva.

Nos anos 1940 teve o nome alterado para “Ibatuba” que permaneceu por pouco tempo tendo logo voltado a ter o nome Soledade mas dessa vez adicionando o “de Minas”.

A estação tornou-se um dos maiores e mais importantes entroncamentos do Sul de Minas com a abertura das linhas da Barra e do Ramal de Sapucai em 1891. Era comum três trens de origens diferentes chegarem simultaneamente na estação para que os passageiros realizassem a baldeação conforme o destino desejado: Juréia e Lavras para o norte, Cruzeiro para o sul, Sapucahy para oeste e Bom Jardim de Minas para leste.

Do outro lado do Rio Verde, existiu um grande depósito, onde as locomotivas recebiam manutenção e aguardavam sua escala de serviço.

Nos anos 80, a Linha da Barra e o Ramal de Sapucai foram erradicados e poucos anos depois, a linha entre Cruzeiro e Três Corações foi desativada (1991), ficando a estação abandonada.

Em 2004, graças a atuação da ABPF – Regional Sul de Minas, a estação voltou a ter vida com o Trem das Águas sendo o ponto final do passeio. Atualmente a estação está sendo totalmente reformada pela ABPF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *