Estação Coronel Fulgêncio

Estação Coronel Fulgêncio

Estação Coronel Fulgêncio

Regional responsável: Sul de Minas

Trem Turístico: Trem da Serra da Mantiqueira

Município: Passa Quatro

Dados da estação

  • Nome anterior: Túnel
  • Inauguração: 14/06/1884
  • Linha: Cruzeiro-Juréia
  • Posição Km: 24,982
  • Altitude: 1083m

A estação Coronel Fulgêncio foi inaugurada em 14 de junho de 1884 com o nome “Túnel” devido a sua proximidade do Túnel da Mantiqueira, o maior da linha com 998m de extensão, pela então Minas and Rio Railway Co. quando a abertura da linha foi feita com a viagem inaugural que contou com a presença de D. Pedro II e comitiva.

A estação possuía um girador para que as locomotivas de auxílio pudessem retornar para Passa Quatro de frente do qual ainda existe o fosso e o pivô central.

Durante a revolução de 1932, seu nome foi alterado para Coronel Fulgêncio em homenagem ao coronel mineiro que veio a falecer no local. A estação foi estratégica durante o conflito e palco dos maiores combates do movimento.

A Linha entre Cruzeiro e Três Corações foi desativada em 1991, ficando a estação abandonada.

Em 2004, graças a atuação da ABPF – Regional Sul de Minas, a estação foi totalmente restaurada e voltou a ter vida com o Trem da Serra da Mantiqueira sendo o ponto final do passeio, onde foi montada uma exposição fotográfica sobre o trabalho da ABPF e filmagens realizadas no trem, como as minisséries da Rede Globo Mad Maria e J.K., comerciais como o do Boticário e o filme Gonzaga – De Pai para Filho.

2 comments

  • CARLOS ALBERTO

    PARABÉNS A ABPF PELO EXCELENTE TRABALHO REALIZADO COM NOSSAS COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS, PRESERVANDO ASSIM, NOSSA MEMÓRIA SOBRE OS TRILHOS. UM TRABALHO QUE DEVERIA SER MAIS VALORIZADO POR NOSSAS AUTORIDADES COMPETENTES UMA VEZ QUE, É O MELHOR TIPO DE TRANSPORTE, SEJA DE PASSAGEIROS OU DE CARGA. MEUS SINCEROS VOTOS DE CONTÍNUO SUCESSO NESSA EMPREITADA TÃO DIFÍCIL. PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *