Estação Coronel Fulgêncio
Regional responsável: Sul de Minas
Trem Turístico: Trem da Serra da Mantiqueira
Município: Passa Quatro
Dados da estação
- Nome anterior: Túnel
- Inauguração: 14/06/1884
- Linha: Cruzeiro-Juréia
- Posição Km: 24,982
- Altitude: 1083m
A estação Coronel Fulgêncio foi inaugurada em 14 de junho de 1884 com o nome “Túnel” devido a sua proximidade do Túnel da Mantiqueira, o maior da linha com 998m de extensão, pela então Minas and Rio Railway Co. quando a abertura da linha foi feita com a viagem inaugural que contou com a presença de D. Pedro II e comitiva.
Na década de 1920 foi identificada a necessidade de melhorias da estação Túnel, fato atestado pelo decreto assinado em março de 1925 aprovando o projeto e o orçamento para efetivação das mesmas:
“(…) Approvando (…) os projectos e respectivos orçamentos na importância total de 146:148$613 das obras de melhoramentos de que necessita a estação de Túnel, situada na Linha Tronco da Rede de Viação Sul Mineira; (…)”
Consta ainda que, conforme despesa declarada (até aquele momento) no relatório de 1930 do então presidente do Estado de Minas Gerais, o referido estado ainda investiu mais recursos, lendo-se no referido relatório:
“(…) Construcção da estação de Tunel . . . . . . . . 27:571$449 (…)”
Diante dos valores declarados, conclui-se que muito provavelmente a estação foi totalmente reconstruída entre 1925 e 1930 e, com grandes chances de a “nova estação” ter sido aberta juntamente com a de Manacá, em 01/01/1931.
A estação possuía um girador para que as locomotivas de auxílio pudessem retornar para Passa Quatro de frente do qual ainda existem o fosso e o pivô central.
Durante a revolução de 1932, seu nome foi alterado para Coronel Fulgêncio em homenagem ao coronel mineiro que veio a falecer no local. A estação foi estratégica durante o conflito e palco dos maiores combates do movimento.
A Linha entre Cruzeiro e Três Corações foi desativada em 1991, ficando a estação abandonada.
Em 2004, graças a atuação da ABPF – Regional Sul de Minas, a estação foi totalmente restaurada e voltou a ter vida com o Trem da Serra da Mantiqueira sendo o ponto final do passeio, onde foi montada uma exposição fotográfica sobre o trabalho da ABPF e filmagens realizadas no trem, como as minisséries da Rede Globo Mad Maria e J.K., comerciais como o do Boticário e o filme Gonzaga – De Pai para Filho.
Referências:
- LIMA, Vasco de Castro – A Estrada de Ferro Sul de Minas 1884-1934;
- Relatórios dos Presidentes dos Estados Brasileiros (MG) – 1930;
- Jornal O Paiz, 28/03/1925;
PARABÉNS A ABPF PELO EXCELENTE TRABALHO REALIZADO COM NOSSAS COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS, PRESERVANDO ASSIM, NOSSA MEMÓRIA SOBRE OS TRILHOS. UM TRABALHO QUE DEVERIA SER MAIS VALORIZADO POR NOSSAS AUTORIDADES COMPETENTES UMA VEZ QUE, É O MELHOR TIPO DE TRANSPORTE, SEJA DE PASSAGEIROS OU DE CARGA. MEUS SINCEROS VOTOS DE CONTÍNUO SUCESSO NESSA EMPREITADA TÃO DIFÍCIL. PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!!.
Muito obrigado!
Preservar um patrimonio histórico de Passa Quatro-MG. é de grande valia para os moradores bem próximos da estação pois é um marco muito importante no que se refere à cultura deste município tão importante, que ser-
viu muito como meio de transporte, bem como para outros fins particulares.
Morei no final da década de 80 numa fazenda , no qual o trem passava a frente da nossa casa, antes de chegar ao centro de Passa Quatro . Como amava morar aí. Infelizmente por morte na família, tivemos que voltar ao Rio… Voltei anos depois e vi como a mata estava devastada. Um pecado. O Sul de Minaa não é mais o mesmo.