Estação Coronel Fulgêncio

Estação Coronel Fulgêncio

Estação Coronel Fulgêncio

Regional responsável: Sul de Minas

Trem Turístico: Trem da Serra da Mantiqueira

Município: Passa Quatro

Dados da estação

  • Nome anterior: Túnel
  • Inauguração: 14/06/1884
  • Linha: Cruzeiro-Juréia
  • Posição Km: 24,982
  • Altitude: 1083m

A estação Coronel Fulgêncio foi inaugurada em 14 de junho de 1884 com o nome “Túnel” devido a sua proximidade do Túnel da Mantiqueira, o maior da linha com 998m de extensão, pela então Minas and Rio Railway Co. quando a abertura da linha foi feita com a viagem inaugural que contou com a presença de D. Pedro II e comitiva.

Na década de 1920 foi identificada a necessidade de melhorias da estação Túnel, fato atestado pelo decreto assinado em março de 1925 aprovando o projeto e o orçamento para efetivação das mesmas:

 

“(…) Approvando (…) os projectos e respectivos orçamentos na importância total de 146:148$613 das obras de melhoramentos de que necessita a estação de Túnel, situada na Linha Tronco da Rede de Viação Sul Mineira; (…)”

 

Consta ainda que, conforme despesa declarada (até aquele momento) no relatório de 1930 do então presidente do Estado de Minas Gerais, o referido estado ainda investiu mais recursos, lendo-se no referido relatório:

 

“(…) Construcção da estação de Tunel . . . . . . . .  27:571$449 (…)”

 

Diante dos valores declarados, conclui-se que muito provavelmente a estação foi totalmente reconstruída entre 1925 e 1930 e, com grandes chances de a “nova estação” ter sido aberta juntamente com a de Manacá, em 01/01/1931.

A estação possuía um girador para que as locomotivas de auxílio pudessem retornar para Passa Quatro de frente do qual ainda existem o fosso e o pivô central.

Durante a revolução de 1932, seu nome foi alterado para Coronel Fulgêncio em homenagem ao coronel mineiro que veio a falecer no local. A estação foi estratégica durante o conflito e palco dos maiores combates do movimento.

A Linha entre Cruzeiro e Três Corações foi desativada em 1991, ficando a estação abandonada.

Em 2004, graças a atuação da ABPF – Regional Sul de Minas, a estação foi totalmente restaurada e voltou a ter vida com o Trem da Serra da Mantiqueira sendo o ponto final do passeio, onde foi montada uma exposição fotográfica sobre o trabalho da ABPF e filmagens realizadas no trem, como as minisséries da Rede Globo Mad Maria e J.K., comerciais como o do Boticário e o filme Gonzaga – De Pai para Filho.

Referências:

  • LIMA, Vasco de Castro – A Estrada de Ferro Sul de Minas 1884-1934;
  • Relatórios dos Presidentes dos Estados Brasileiros (MG) – 1930;
  • Jornal O Paiz, 28/03/1925;

4 comments

  • CARLOS ALBERTO

    PARABÉNS A ABPF PELO EXCELENTE TRABALHO REALIZADO COM NOSSAS COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS, PRESERVANDO ASSIM, NOSSA MEMÓRIA SOBRE OS TRILHOS. UM TRABALHO QUE DEVERIA SER MAIS VALORIZADO POR NOSSAS AUTORIDADES COMPETENTES UMA VEZ QUE, É O MELHOR TIPO DE TRANSPORTE, SEJA DE PASSAGEIROS OU DE CARGA. MEUS SINCEROS VOTOS DE CONTÍNUO SUCESSO NESSA EMPREITADA TÃO DIFÍCIL. PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!!.

  • Valdemar Pereira de Lima

    Preservar um patrimonio histórico de Passa Quatro-MG. é de grande valia para os moradores bem próximos da estação pois é um marco muito importante no que se refere à cultura deste município tão importante, que ser-
    viu muito como meio de transporte, bem como para outros fins particulares.

  • Morei no final da década de 80 numa fazenda , no qual o trem passava a frente da nossa casa, antes de chegar ao centro de Passa Quatro . Como amava morar aí. Infelizmente por morte na família, tivemos que voltar ao Rio… Voltei anos depois e vi como a mata estava devastada. Um pecado. O Sul de Minaa não é mais o mesmo.

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