Estação Jaguariúna
Regional responsável: Campinas
Trem Turístico: VFCJ
Município: Jaguariúna
Dados da estação
- Nome anterior: –
- Inauguração: 15/12/1945
- Linha: Variante Guanabara-Guedes
- Posição Km: 32,384
- Altitude: 569m
A estação Jaguariúna foi aberta em 15 de dezembro de 1945 pela então Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, substituindo a antiga estação Jaguari inaugurada em 03/05/1875 na linha original, quando a retificação do trecho foi concluída. A estação antiga foi demolida.
O nome da estação foi dado por determinação do Conselho Nacional de Geografia, que alterou o nome da cidade para Jaguariúna de acordo com o Decreto-lei Nº14.344, de 30 de novembro de 1944.
Da estação, partia também o Ramal de Amparo, desativado em 1967. Devido ao movimento, a estação possuía um grande pátio.
Com o passar do tempo e a redução do transporte, sobretudo do café, o pátio foi reduzindo-se até que a linha foi fechada em 1977, ficando juntamente com a estação abandonadas até a chegada da ABPF.
Em 1981, a ABPF a reativou para servir como estação de passageiros terminal e também como depósito de locomotivas, carros e vagões para o trem turístico da VFCJ.
A Prefeitura de Jaguariúna exigiu que a ABPF retirasse todo o material de lá por volta de 1983/84 e em seguida arrancou todos os trilhos desde a nova estação Jaguariúna na variante construída em 1973 até a ponte sobre o Rio Jaguari, ficando então a linha da VFCJ isolada, desconectada das demais.
Somente em 2006, com a construção de um viaduto e o prolongamento da linha até a estação, os trilhos chegaram novamente em Jaguariúna graças a atuação da ABPF – Regional Campinas, que voltou a dar vida para a estação com o trem da Viação Férrea Campinas Jaguariúna.